

QUANDO apresenta obras realizadas pelo coletivo de nome homônimo, que promove o encontro entre diferentes artistas e mulheres cis e trans que transitam pelo Maria Maria, espaço de acolhimento à pessoa com trajetória de vida nas ruas em sistema de moradia temporária subsidiada pela Prefeitura de Belo Horizonte. O grupo só existe a partir desse encontro, que a cada vez conta com mulheres diferentes, fruto do próprio fluxo movente da vida. Coexistir através de práticas artísticas que evidenciam o diálogo, a troca e o imprevisível fazem parte do QUANDO.
A exposição acontece no Museu Mineiro e conta com uma extensão no Centro Cultural São Geraldo. Em ambas as mostras está presente a reflexão sobre os espaços identitários, tanto individuais quanto coletivos, a relação com o território, a ideia que se tem de lar quando não se tem um, estados de ser e perceber o mundo e o "quando" enquanto questão em seu sentido de circunstância, situação, tempo, uma ocasião temporal que não se sabe ao certo definir, nem se é do campo do desejo, da vontade, do sonho ou se é da ação, do chamado: "quando a situação vai melhorar?", "quando terei vez?", "quando terei casa?", quando, quando, até quando?
EXPOSIÇÃO
Os trabalhos apresentados são frutos de laboratórios de arte realizados no abrigo Maria Maria desde 2018 e incluem práticas diversas que atuam no âmbito da ação participativa intuitiva. Seja costura, colagem, fotografia, vídeo, desenho ou pintura, as diferentes técnicas servem sobretudo como suporte para o compartilhamento de memórias, narrativas e sonhos. São obras que trazem uma ideia de identidade em sua dimensão enquanto corpo social, relacionada principalmente às marcas sociais. Entretanto, as características que distinguem uma pessoa da outra são intrínsecas a vida como é: preciosa, singular, íntima e única.
QUANDO
Coletivo
Museu Mineiro
Centro Cultural São Geraldo
de 29 de março a 29 de maio de 2022
QUANDO
QUANDO Exposição
Produção Executiva: Carla Onodera
Coordenação Geral: Matheus Couto
Curadoria e Expografia: Chris Tigra e Rafaela Ianni
Consultoria Criativa: Dulce Couto
Montagem: QUANDO Coletivo, Rodrigo Ianni e Tássia Ianni
Assistentes têxteis: Davi Leite e João Marcos Lisboa
Marcenaria: Rodrigo Ianni
Projeto Gráfico: Yannick Falisse
Textos: Chris Tigra
Making Of: Rato Alado Filmes
Maquiagem Vernissage: Indianara Araújo
Styling Vernissage: Davi Leite
Audiodescrição e Audioguia: All Dub Group
Captação: Izadora Fernandes
Assessoria Jurídica: Elisângela Menezes
Agradecimentos:
Equipe abrigo Maria Maria
Equipe Museu Mineiro
Equipe Centro Cultural São Geraldo
Equipe Make More
Armando Onodera
Cleide Munhoz
Davi Leite
Madalena Martins
Márcia Ianni
Pedro Estrada
Rafael Carneiro/ Galeria Resistor
Rafael Perpétuo
Realização:
Projeto realizado pela sociedade civil com recursos oriundos da Política de Fomento à Cultura Municipal de Belo Horizonte
Patrocínio:
UniBH
QUANDO Coletivo:
Chris Tigra, Dulce Couto, Matheus Couto
Convidadas: Carla Onodera e Rafaela Ianni
Maria Maria: Alexsandra Moura, Ana Paula de Oliveira, Adélia Ferreira, Ágata Siqueira da Cruz, Andreia Gomes Tavares, Célia Graziela Franco, Daiana Cristina Souza do Carmo, Eliana Dias dos Santos, Fátima Aparecida Pereira, Flavinha Jerônimo, Janine Monteiro dos Santos, Jaqueline Nogueira, Jennifer, Joelma Soares, Ludmylla Ferraz, Maria Amélia Silva Oliveira, Maria das Graças Costa Aguiar, Maria de Lourdes Pereira, Milena Oliveira, Neusa dos Santos Batista, Roberta Aparecida Pereira de Souza, Sandra de Souza Omar, Silvia Maria Machado, Thábatha Silva, Úrsula de Paula, Vitoria Espindola
Oficineiras atividades extras: Chris Tigra, Dyony Moura, Indianara Araújo, Rafaela Ianni
Assistentes das Oficinas: Eliana Dias dos Santos, Janine Monteiro dos Santos
Co Realização:
Quando Coletivo
Apoio:
Associação dos Amigos do Museu Mineiro; Museu Mineiro; Circuito Liberdade; Secretaria de Cultura e Turismo de Minas Gerais. (Governo Diferente. Estado Eficiente). Cáritas Brasileira Regional Minas Gerais; Make More.
Incentivo:
Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Belo Horizonte
Secretaria Municipal de Cultura. Prefeitura de Belo Horizonte
Projeto 0945/2018