Nascemos nus. Em seguida recebemos nossa segunda pele: a roupa. Durante muito tempo ela é escolhida por outros, só depois chega a autonomia da escolha para combinar as próprias peças, uma forma de afirmação de nossos gostos, de nossas identidades. Mas e as pessoas que não possuem essa escolha? Vamos apresentar algumas: mulheres que durante algum tempo tiveram as ruas de Belo Horizonte como moradia e hoje vivem no Maria Maria, lar para mulheres situado no Bairro da Lagoinha, abrigo que existe há mais de 20 anos acolhendo e cuidando, promovendo o sentido de comunidade. São Marias das Dores, das Graças, do Rosário, de Lourdes e tantas outras, que se vestem de peles que surjem ao acaso, não foram desenhadas para elas e que na maioria das vezes não condizem com suas medidas, com suas anatomias.
A concepção de Quando as Marias falam, criada pelo pesquisador do vestuário Matheus Couto, uniu arte, moda e histórias de vida, contemplando o tempo de produção de cada mulher, suas habilidades, suas limitações e a trajetória pessoal que cada uma carrega. A partir de peças jeans oriundas de doações ou das próprias moradoras, foram realizadas oficinas de transformação e customização. Dos desmanches das mesmas nasceram novos vestuários que dialogam com os corpos, perfis e gostos das "Marias".
Na experiência de criação e produção, a roupa transformou-se em objeto relacional de cada mulher. Em cada peça a possibilidade de depositar suas essências, seus sentimentos, anseios e sonhos.
No processo, a escuta e os diálogos transformaram-se em códigos que foram ora bordados, ora estampados ou mesmo aplicados em cada peça. Agora as "Marias" mostram aqui, por meio das roupas e de suas narrativas, a força criativa que culmina em um espaço de fala. A roupa serve, portanto, de manto, sacralizando essas que simbolizam tantas "Marias", obras vivas, cheias de graça e benditas entre todas as mulheres.
QUANDO
Coletivo
Galeria Passarela Cultural
Anexo da Biblioteca Pública Estadual de Minas Gerais
de 14 a 22 de dezembro de 2018
QUANDO AS MARIAS FALAM
EXPOSIÇÃO
QUANDO AS MARIAS FALAM
Concepção e Produção: Matheus Couto
Curadoria: Matheus Couto e Dulce Couto
Expografia: Rafaela Ianni
Vídeo Documentário: Chris Tigra
Bordado: Rafaela Ianni
Styling: Davi Leite e Renata Soares
Maquiagem: Cidoca Nogueira e Naiara Anacleto
APOIO:
Abrigo Maria Maria
Cáritas Brasileira - Regional Minas Gerais
Biblioteca Pública Estadual de Minas Gerais
Prefeitura Municipal de Belo Horizonte
Sub Secretaria Municipal de Assistência Social, Segurança alimentar e Cidadania
QUANDO Coletivo:
Alexsandra Souza de Moura, Ana Paula de Oliveira, Ana Paula Souza Gabriel, Célia Neves do Carmo, Cristina Célia de Oliveira, Chris Tigra, Dulce Couto, Eliana Dias dos Santos, Fátima Aparecida Pereira, Joelma Soares dos Santos, Ludmylla Ferraz, Margareth Silva de Assis
Maria Aparecida da Luz, Maria de Lourdes Pereira
Maria dos Anjos Silva, Matheus Couto, Milena Oliveira Silva, Neusa dos Santos Batista, Regina Duarte, Renata Ferreira dos Santos, Roberta Aparecida Pereira, Rose Rodrigues de Souza, Thábata Silva