LABA
LABORATÓRIO DE ARTE E AUTONOMIA
O LABA é um laboratório artístico realizado pelo nosso coletivo desde 2018 que parte das vivências individuais e coletivas para realização de práticas de arte e autonomia. São atividades que não exigem aptidões prévias e cujo resultado é imprevisível. O LABA representa um espaço de liberdade, onde as práticas criativas se manifestam como pontes para resgatar memórias e narrar histórias.
As atividades elaboram de forma artística tópicos como: relação com o mundo, pessoas, território, e desejos que se manifestam através de narrativas reais ou imaginárias. Toda construção é coletiva, usufruindo dos mais diversos suportes em que trabalhamos com a quebra da hierarquia entre artistas e não artistas, numa troca onde todes assumem-se como agentes da arte.
A partir destas trocas, criamos objetos de arte, performances, filmes, dentre outros tipos de produções que são compartilhadas com o público através de exposições, bienais de arte e festivais de cinema.
CORPO VIVÊNCIA
Por meio das práticas artísticas, buscamos explorar novos modos de existência e coexistência em uma sociedade marcada pela desigualdade e pela carência de diálogo, manifestada em nossos próprios corpos. A interseção entre o corpo e as novas possibilidades de vivência se materializa em experiências que incorporam expressões artísticas como o vestuário, o têxtil e a cerâmica.
CORPO FALA
É na imaginação de outras formas de ver e conceber o mundo que evidenciamos as narrativas que possam desconstruir a ideia de que os saberes hegemônicos são universais. São os espaços de diálogos construídos nos laboratórios que evidenciam os diferentes lugares de fala traduzidos em práticas colagens, desenhos, cinema e fotografia.
CORPO ERRANTE
A errância é o ruído intrínseco ao ser humano que se revela na deriva e na desorientação dos processos artísticos como potencializadores de novos saberes. Nas atividades, o corpo se manifesta no encontro com a natureza e o espaço através de práticas que envolvem a arte da terra, da performance e da deriva.
LABA 2023
Na edição do LABA de 2023 nos deparamos com o contexto de mudança na vida das acolhidas pelo abrigo Maria Maria, em que, boa parte do grupo, foi beneficiado com o auxílio moradia e encontrava-se no processo de buscar por um novo espaço para viver. A partir deste cenário, trabalhamos a relação com a casa, os sonhos, desejos, os cuidados, os desafios e os limites das políticas públicas voltadas para pessoas em situação de vulnerabilidade.
A partir do diálogo, foram trabalhados os desejos e os anseios em intervenções de objetos relacionados à casa como panos de chão, panos de prato, panelas, velas, mobiliário, plantas, piscina dentre outros.
Através dos encontros e das conversas, apresentou-se o desejo de boa parte do grupo de levar essas produções ao público na Praça da Assembléia, trazendo à tona todas essas reflexões através dos objetos de arte produzidos pelo coletivo.
A edição do LABA - Laboratório de Arte e Autonomia de 2023 foi realizada com recursos da Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Belo Horizonte.
PROCESSOS DOS LABORATÓRIOS
Confira um pouco dos processos e das obras produzidas ao longo dos laboratórios de arte e autonomia realizados pelo QUANDO Coletivo no abrigo Maria Maria e na Praça da Assembleia em 2023.
Ao total, foram 10 laboratórios que contaram com práticas de intervenção sobre objetos, bordado, pintura, arte da terra e performance.
BAIXE AGORA
Como contrapartida do projeto 0049/2022 aprovado na edital da Lei Municipal de Incentivo à Cultura - Fundo 2022, o QUANDO coletivo disponibiliza para download gratuito a imagem da obra performática "QUANDO Clube".
O trabalho é um manifesto pelo direito ao lazer e ao usufruto da cidade. Clique no botão abaixo para baixar as imagens que podem ser utilizadas como como fundo de tela de computadores ou celulares.